Relato de uma mãe com depressão pós parto e síndrome do pânico

Por Rúbia Nicassia Freire da Silva

Você sabe o que é se sentir perdida? Não querer sair para lugar nenhum? Não querer receber ninguém? Se achar a pessoa mais feia da face da Terra? Se sentir segura só quando esta perto do seu filho? Essa sou eu… Logo após o nascimento do Henrique José comecei a me sentir bem estranha. Assim que ele saiu da UTI avisei aos meus pais que não estava bem e achava que estava com algum problema.

Esqueci de mim para cuidar do Henrique José quando surgiram a segunda e a terceira cirurgia. Entrei na sala de cirurgia e vi todo o procedimento. Voltamos para casa e aí decidi cuidar de mim. Porém, ele não podia sair de casa e as coisas foram só acumulando. Quando me vi já não tinha mais jeito! A depressão e a síndrome do pânico já tinha me abraçado com unhas e dentes.

Não sei explicar como aconteceu, o porquê e quando vai parar. Na verdade já queria que tivesse parado, queria estar bem, queria estar estável. Não estou fazendo esse relato para que tenha pena, ou para que venha me visitar, ou para que diga: Calma Rúbia, tudo vai passar. Estou fazendo esse relato porque fui direcionada a fazer isso pelo meu psiquiatra, para mostrar que mesmo diante desta triste realidade estou tentando emergir.

O que me fortalece? O sorriso do meu filho. O que me dá ânimo? Esse corpinho gorducho do Henrique José. O que me dá forças? Essas mãozinhas que me levantam. Sei que tem várias mães passando por isso. Não se sinta incapaz. Não se sinta triste. Não se sinta só. Estou aprendendo que existe uma força que emana do nosso ser, que nos impulsiona a conseguir qualquer coisa. Que Nossa Senhora, essa mãe que foi tão forte, nos dê forças e sabedoria.

*Rúbia Nicassia Freire da Silva é mamãe do Henrique Jose da Silva Mendes e coordenadora da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s